A nossa comunidade se formou como resultado de uma oficina sobre “Decolonial na curadoria, na arte, no audiovisual e no design” ministrada por Cornelia Lund nos Cursos de Arte: História, Crítica e Curadoria, Artes do Corpo e Comunicação e Multimeios da PUC-SP, com auxílio do programa PIPRINT-g para Internacionalização da Graduação na Universidade. Com o anseio de aproximar pessoas e coletivos que pensam e praticam a decolonialidade no campo das artes, propomos a criação de uma rede que nos conecte, preservando nosso caráter colaborativo e expansivo.
Se você deseja contribuir com a nossa comunidade ou divulgar algum trabalho, não hesite em nos escrever! decolonial.etc.br@gmail.com (ou no formulário abaixo)
.
CORNELIA LUND
Cornelia Lund é professora e curadora de arte e mídia baseada em Berlim. Trabalhou durante anos em pesquisa e ensino, principalmente em práticas artísticas documentais e audiovisuais, teoria do design, e teorias de- e pós-coloniais. Desde 2004 é co-diretora da Fluctuating Images, uma plataforma de arte mídia e design. Suas publicações incluem Audio.Visual – On Visual Music and Related Media (2009), The Audiovisual Breakthrough (2015), bem como a plataforma online Post-digital Culture (2016-). Mais recentemente, foi curadora da Connecting Afro Futures: Fashion x Hair x Designtogether com Beatrace Angut Oola e Claudia Banz (Kunstgewerbemuseum Berlin, 2019).
Links:
http://www.fluctuating-images.de/
http://www.fluctuating-images.de/cornelia-lund-en
http://lundaudiovisualwritings.org/
http://post-digital-culture.org/
DHARA CORTE
Dhara Corte é estudante de Ciências Sociais, na Universidade de São Paulo, e do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como representante de seu curso na Rede latino-americana de estudantes de história da arte (RED-leha). É colaboradora do Portal do Envelhecimento e do Faça Memórias, projeto de arteterapia realizado em museus com o público idoso e pessoas idosas com demências.
Links:
Lattes http://lattes.cnpq.br/6641917895360542
GIOVANNA GREGÓRIO
Estudante de Arte: história, crítica e curadoria é pesquisadora no grupo “Memórias Sobreviventes” do CNPq e atua como representante brasileira na Rede latino-americana de estudantes de história da arte (RED-leha).
HELIO TOSTE
Helio Toste é ator, formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo em 2018. Atualmente estuda e pesquisa Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP. Integra a equipe do projeto de dança “Se Piscar Já Era” que promove o encontro entre artistas ouvintes e não ouvintes, dirigido pelo coreógrafo Rodrigo Vieira.
Links:
https://vimeo.com/user42972683
https://tostehelio.wixsite.com/heliotoste
MACARENA DEL CURTO
Estudante das carreiras de Magistério e Licenciatura em História da Arte, com enfoque em Artes Visuais, e Licenciatura em Música, com enfoque em Música Popular, na Faculdade de Artes da Universidade Nacional de La Plata, Argentina.
Adscripta-alumna à cátedra de Epistemologia em Ciências Sociais da mesma faculdade.
Representante argentina pela UNLP na Rede Latino-americana de Estudantes de História da Arte (Red-LEHA).
MARCUS BASTOS
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde é professor vinculado ao Departamento de Artes, desde 2003, e ao programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, desde 2012. Publicou os livros Audiovisual ao Vivo: tendências e conceitos (com Patricia Moran, Intermeios, 2020, no prelo), Limiares das Redes (Intermeios, 2014) e Cultura da Reciclagem (Noema, 2007, ebook), além de organizar Cinema Apesar da Imagem (com Gabriel Menotti e Patricia Moran, Intermeios 2016) e Mediações, Tecnologia, Espaço Público: panorama crítico da arte em mídias móveis (com Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli, Conrad, 2010).
Links:
Lattes http://lattes.cnpq.br/9966205713012870
Orcid https://orcid.org/0000-0001-6786-7993
Faça parte da comunidade